#37- Divida o pão da sua mesa / Encha-se de vitamina D / Atividades para diabéticos

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=oVGxWZkFpsE%5B/embedyt%5D

“Quem está satisfeito despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é doce” (Provérbios 27.7)

“E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho”. (Matheus 15.32)

Concluímos, nesse versículo que o nosso Pai se preocupa com nosso alimento espiritual e também com nosso físico. Ele nos desperta a acolher o outro em sua dor, aflição, fome; ajudando o coração humano a encontrar repouso, alento, força e vigor para caminhar com sentido de viver.

Ana Zélia
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-23 at 16.25.01 (1)

 DESAFIO DA VITAMINA D

– EXPONHA-SE AO SOL DE 15 A 20 MINUTOS, PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA, SEM PROTETOR SOLAR, ATÉ ÀS DEZ DA MANHÃ OU APÓS AS QUATRO DA TARDE. E CONSUMA ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA D DIARIAMENTE!

A vitamina D, ou calciferol, exerce funções hormonais no organismo. Este nutriente tem papel fundamental sobre o metabolismo do cálcio, sendo essencial para a saúde dos ossos e imunidade. A presença da vitamina D garante a correta absorção do cálcio no intestino, potencializando as diversas ações deste no organismo como um todo.

Estudos mostram a atuação da vitamina D na prevenção de doenças autoimunes, diabetes, obesidade e no tratamento do autismo. A falta deste nutriente pode elevar os riscos de osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer e, nas gestantes, eleva o risco de aborto no primeiro trimestre de gestação.

Para a obtenção de níveis adequados de vitamina D temos meios muito naturais. Para produzir a vitamina D, o corpo precisa do contato da luz solar direto com a pele. E a outra forma que temos é através do consumo de alimentos fontes como leite integral, fígado, ovo e peixes tais quais o salmão e o atum. Contudo, mesmo obtendo a vitamina através da alimentação, a exposição solar é necessária.

Quando apresentada deficiência de vitamina D, é preciso avaliar a necessidade de suplementação, através do acompanhamento com um profissional de saúde! Mas a melhor forma de prevenir é investir na alimentação e aproveitar aquele solzinho da manhã que é saudável e gratuito!

Equipe Nutrição

Fonte: CFN, disponível em:  http://www.cfn.org.br/index.php/legacy-1970/


WhatsApp Image 2018-02-23 at 08.53.52

A importância da atividade física para diabéticos

A prática de atividade física é benéfica e fundamental a todo ser humano, e muito mais para o portador de diabetes.

A pessoa portadora do diabetes apresenta um risco para doenças do cérebro e cardiovasculares aumentado em relação ao restante da população e, por isso, deve trabalhar para diminuir esse risco. Além do controle rigoroso da glicemia com a dieta, medicações e insulina (caso necessárias), devem, também, fazer parte do dia a dia a prática de alguma atividade física. Seus benefícios são inúmeros:

Ocorre um melhor controle do diabetes. A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos, três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular, a insulina. Com isso, muitas vezes há diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle do diabetes.

Outro benefício é a perda de peso. Esta é favorecida com a prática regular de atividade física. A perda de alguns quilos proporciona melhora no controle do diabetes, melhora no perfil lipídico (colesterol), melhor controle da pressão arterial, além de melhorar a autoestima, diminuir a ansiedade e os riscos de depressão.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/ PB

Que Deus te abençoe ricamente!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s