#37- Divida o pão da sua mesa / Encha-se de vitamina D / Atividades para diabéticos

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=oVGxWZkFpsE%5B/embedyt%5D

“Quem está satisfeito despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é doce” (Provérbios 27.7)

“E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho”. (Matheus 15.32)

Concluímos, nesse versículo que o nosso Pai se preocupa com nosso alimento espiritual e também com nosso físico. Ele nos desperta a acolher o outro em sua dor, aflição, fome; ajudando o coração humano a encontrar repouso, alento, força e vigor para caminhar com sentido de viver.

Ana Zélia
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-23 at 16.25.01 (1)

 DESAFIO DA VITAMINA D

– EXPONHA-SE AO SOL DE 15 A 20 MINUTOS, PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA, SEM PROTETOR SOLAR, ATÉ ÀS DEZ DA MANHÃ OU APÓS AS QUATRO DA TARDE. E CONSUMA ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA D DIARIAMENTE!

A vitamina D, ou calciferol, exerce funções hormonais no organismo. Este nutriente tem papel fundamental sobre o metabolismo do cálcio, sendo essencial para a saúde dos ossos e imunidade. A presença da vitamina D garante a correta absorção do cálcio no intestino, potencializando as diversas ações deste no organismo como um todo.

Estudos mostram a atuação da vitamina D na prevenção de doenças autoimunes, diabetes, obesidade e no tratamento do autismo. A falta deste nutriente pode elevar os riscos de osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer e, nas gestantes, eleva o risco de aborto no primeiro trimestre de gestação.

Para a obtenção de níveis adequados de vitamina D temos meios muito naturais. Para produzir a vitamina D, o corpo precisa do contato da luz solar direto com a pele. E a outra forma que temos é através do consumo de alimentos fontes como leite integral, fígado, ovo e peixes tais quais o salmão e o atum. Contudo, mesmo obtendo a vitamina através da alimentação, a exposição solar é necessária.

Quando apresentada deficiência de vitamina D, é preciso avaliar a necessidade de suplementação, através do acompanhamento com um profissional de saúde! Mas a melhor forma de prevenir é investir na alimentação e aproveitar aquele solzinho da manhã que é saudável e gratuito!

Equipe Nutrição

Fonte: CFN, disponível em:  http://www.cfn.org.br/index.php/legacy-1970/


WhatsApp Image 2018-02-23 at 08.53.52

A importância da atividade física para diabéticos

A prática de atividade física é benéfica e fundamental a todo ser humano, e muito mais para o portador de diabetes.

A pessoa portadora do diabetes apresenta um risco para doenças do cérebro e cardiovasculares aumentado em relação ao restante da população e, por isso, deve trabalhar para diminuir esse risco. Além do controle rigoroso da glicemia com a dieta, medicações e insulina (caso necessárias), devem, também, fazer parte do dia a dia a prática de alguma atividade física. Seus benefícios são inúmeros:

Ocorre um melhor controle do diabetes. A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos, três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular, a insulina. Com isso, muitas vezes há diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle do diabetes.

Outro benefício é a perda de peso. Esta é favorecida com a prática regular de atividade física. A perda de alguns quilos proporciona melhora no controle do diabetes, melhora no perfil lipídico (colesterol), melhor controle da pressão arterial, além de melhorar a autoestima, diminuir a ansiedade e os riscos de depressão.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/ PB

Que Deus te abençoe ricamente!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe um comentário