#34- Seja decidida / Fique bem na TPM / Reserve 4% do seu dia para você

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

“O justo que cede à pressão é como nascente poluída ou fonte cheia de lama”. (Provérbios 25.26)

Amiga, não desista de mudar hábitos onde o Espírito Santo faz morada. Ofereça um templo saudável… Seja decidida! Prossiga! “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. (Tiago 4:17)

Conceição Peregrino
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-23 at 16.25.00

DESAFIO: FIQUE BEM NA TPM!

– NESTE PERÍODO, INVISTA NA INGESTÃO DE BOAS FONTES DE GORDURA COMO LINHAÇA, ABACATE E OLEAGINOSAS. ALÉM DISSO, CONSUMA VEGETAIS ESCUROS E FOLHOSOS E MELHORE SEU HUMOR COM ALIMENTOS COMO BANANA, CACAU, AVEIA, CHOCOLATE AMARGO 70% CACAU, NOZES, HUMMUS, CHÁ DE VERBENA, CÚRCUMA E ORÉGANO. EVITE AÇÚCARES SIMPLES!

Os sintomas da síndrome da tensão pré menstrual são inúmeros, dentre eles, aumento do apetite, tendência ao consumo de doces, irritabilidade, fadiga, dor de cabeça, sintomas depressivos, inchaço, desconforto abdominal e aumento das mamas. Você se indentificou com algum desses sintomas?
A boa notícia é que a alimentação pode te auxiliar a reduzi-los, ajudando a enfrentar esse período de forma mais leve e com melhor qualidade de vida!
Alguns alimentos possuem um nutriente chamado triptofano, o qual eleva a produção de serotonina, que, por sua vez, eleva o humor e a sensação de felicidade.
Aveia, banana, amêndoas, cacau, abacate, grão de bico são ricos em triptofano. Então, invista neles!
As vitaminas do complexo B também atuam na produção de serotonina. Assim, consuma alimentos fontes, como legumes, gérmen de trigo, banana, aveia, ovos, cereais integrais (p.ex. arroz. integral), carnes magras, espinafre e atum.
Outros nutrientes importantes na prevenção dos sintomas da TPM são o magnésio, presente em folhosos verde-escuros e sementes de abóbora, a vitamina E, encontrada em amêndoas, óleos vegetais, manteiga e ovos, além do cromo que atua na regulação do apetite e é encontrado no gérmen de trigo, maçã, aipo e espinafre e, por último, ácidos graxos essenciais presentes no óleo de linhaça e óleo de borragem e prímula.
Ainda temos alimentos alternativos, como o chá de verbena que ajuda no alívio de tensões e no relaxamento do corpo. O Hummus, que é a pasta do grão de bico, traz todos os benefícios desse alimento e a cúrcuma que possue um composto antiinflamatório que alivia os sintomas da TPM.
Ao longo dia, distribua esses alimentos nas diversas refeições e experimente uma sensação de bem-estar nunca encontrada nesse período do mês!

Equipe Nutrição


WhatsApp Image 2018-02-23 at 08.52.02

1 HORA de exercício representa 4% de seu dia!

“Estou exausto por conta do trabalho”. “Não vai dar tempo de chegar à academia”. “Nossa, estou com uma preguiça…” Essas são algumas das desculpas mais comuns para abrir mão de fazer alguma atividade física. “Cumprir obrigações de trabalho e metas profissionais muitas vezes ocupam lugar de cumprir metas pessoais, como cuidar da saúde”, avaliamos… “Talvez isso aconteça porque, no mundo moderno, falar de objetivos pessoais se tornou a mesma coisa que falar de trabalho”.

Vamos analisar, não deveria haver prioridade maior do que tratar da nossa saúde. Até porque dela depende nossa frequência e produtividade no ambiente profissional. Você sabia que uma hora representa apenas 4% do nosso dia? Por que, então, não se dedicar por apenas 60 minutos a um exercício, o que só vai trazer benefícios em todas as áreas da vida?

“Prioridade significa eleger o que vem em primeiro lugar, ou seja, o que mais importa para nós”, observamos pessoas consideradas bem-sucedidas que conseguem administrar seu tempo e estipular prioridades de acordo com a agenda do dia ou a etapa de um processo, mas em nenhum momento deixam de cuidar de si. Afinal, para obter sucesso e usufruir dele é preciso estar em dia com a saúde”, explicam profissionais de saúde.

Aproveite esses 4% do seu dia para mudar a qualidade dos 96% restantes. “Treine com amigos para se divertir mais, treine sozinho para refletir, treine focado em superar uma meta, treine para desestressar…”, sugerem alguns especialistas. “São inúmeras possibilidades e você só precisa priorizar 4% de atenção para algo que é importante para a vida toda. ”

Fuja das desculpas e dedique-se para conquistar uma rotina mais saudável. Certamente, você terá mais disposição para encarar os desafios do dia a dia.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/PB

Que Deus te abençoe ricamente!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.