Qual é o papel do Espírito Santo em nossas orações?

Nós somos movidos por papéis, por funções, e hoje vamos conversar um pouco sobre o papel do Espírito Santo em nossas orações. Ele não somente nos consola, nos dá dons, nos capacita, Ele realmente intercede conosco, como vemos nesta passagem abaixo:

“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” Romanos 8.26-27

Segundo Wayne Grudem, os estudiosos não chegaram a um consenso se os gemidos citados nesta passagem são do Espírito Santo ou nossos. Observando todo o contexto em que este trecho se encontra, podemos concluir que se o Espírito de Deus nos ajuda em nossa fraqueza, então, quando estamos em grande e profunda prova/fraqueza, quando nem conseguimos orar, porque estamos em tamanho sofrimento que somente conseguimos gemer, o Espírito Santo faz nossos gemidos serem levados ao Senhor. Ele intercede conosco nosso favor. Ele é nosso fiel escudeiro em toda e qualquer situação. É como se quiséssemos caminhar trôpegos e ele vai nos carregando ao encontro com o Pai.

Ler essa passagem traz a minha memória meus momentos de mais profundas dores. Eu me lembro que realmente não conseguia orar, tudo doía, meu corpo doía, minha alma doía, eu não tinha condições de professar palavras dignas de entendimento. Mas tenho convicção de que o Espírito Santo intercedia, junto comigo, a Deus em meu favor.

“E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” Romanos 8.27-28

Lembre-se de que, se você é um filho do Deus vivo, tudo em sua vida terá propósito, inclusive suas dores. Na Palavra está escrito “todas as coisas” e não apenas algumas ou outras específicas. Ela é clara: “TODAS”.

Não importa como você está hoje, se consegue orar ou não. Tenha certeza de que o Espírito Santo do Senhor que habita em você pede ajuda ao Pai com você. O Senhor transformará sua experiência de dor em glória para o nome Dele. Creia!

Ative a oração: Leia Efésios 6.18. Interceda por um conhecido que está sofrendo para que o Senhor o abençoe e transforme esse mal em bem, em nome de Jesus!

Oração: Obrigada, Senhor, porque hoje essa passagem é tão real, tão viva em minha vida. Enviaste Teu Espírito Santo que habita em mim e não somente está comigo, mas faz meu gemido, em minhas fraquezas, transformarem-se em palavras de intercessão junto a Ti. Mostra-me a Tua vontade para a minha vida, quando não consigo enxergar nada. Dá-me a alegria da Tua salvação e a certeza de que meus sofrimentos redundarão em ações de graças perante o Teu trono, em nome de Jesus, amém!

Deus te abençoe grandemente!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Líder da Rede de Mulheres
Igreja Cidade Viva

PS. Você poderá encaminhar este email para alguém que queira iniciar o estudo, basta clicar no link para iniciá-lo, desde o primeiro dia, EU QUERO FAZER O ESTUDO SOBRE ORAÇÃO, ou acessar o meu blog e realizar o cadastro por lá: blog de Samara Queiroz.

2 comentários em “Qual é o papel do Espírito Santo em nossas orações?

  1. Amada Samara que Palavra…chorei ao meditar novamente ….porque sei que nos meus momentos de dor e tristeza ao qual muitas vezes sozinha, sei que é o Espírito Santo que consola o meu espírito. é o meu melhor amigo e que jamais me deixará só.

    Curtir

Deixe um comentário