Olá, minha irmã! Tudo em paz?
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Nr1lMDtBMjU%5B/embedyt%5D
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Corintios 6:19)
É maravilhoso saber que o Senhor nos escolheu no ventre de nossa mãe, e que Ele, por intermédio do Espírito Santo, vive em nós. Nosso corpo é casa, morada, habitação para o nosso Senhor Jesus Cristo. A partir dessa convicção é que precisamos cuidar e zelar desse corpo.
Erika Ribeiro
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org
DESAFIO DO REFRIGERANTE
– ELIMINE O REFRIGERANTE DA SUA DIETA ALIMENTAR!
Refrigerantes são bebidas de baixo valor nutricional que apenas somam calorias vazias. Ricos em açúcar, sódio, corantes, acidulantes e conservantes, trazem prejuízos à saúde, como aumento da gordura corporal, aparecimento de celulite, alteração de humor e, ainda, desmineralizam o esmalte do dente, levando à cárie dental. O consumo contínuo e excessivo pode ainda levar à obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. As versões zero também não são boas opções, pois possuem adoçantes artificiais que podem favorecer doenças como o Alzheimer. Em 350ml de refrigerante existem o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar e 04 colheres de chá de sal. Não é seguro ingerir nenhum tipo de refrigerante!
SUBSTITUA POR CHÁ GELADO, ÁGUA SABORIZADA, ÁGUA DE COCO (APENAS PARA NÃO DIABÉTICOS) OU ÁGUA COM GÁS E LIMÃO!
Equipe Nutrição
DORES MUSCULARES APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO
Quem nunca sentiu aquela dorzinha no músculo no dia seguinte de algum esforço físico mais intenso? Essas famosas e incômodas dores musculares, depois dos exercícios normalmente surgem quando começamos uma nova atividade física, mudamos o programa de treino ou, até mesmo, quando aumentamos a sua intensidade. Isso exige um esforço maior do que os músculos estavam acostumados, fazendo com que o corpo fique todo dolorido durante alguns dias. Mas por que isso acontece?
O QUE CAUSA?
Quando o corpo é submetido a uma atividade mais intensa, as fibras musculares são estiradas e ao mesmo tempo tensionadas durante a prática, sofrendo assim pequenas lesões. Com isso, o organismo gera um mecanismo de defesa que leva a um processo inflamatório, responsável pelas dores musculares depois dos exercícios.
Esse fenômeno é conhecido como Dor Muscular Tardia (DMT) ou dor do dia seguinte, que tem como característica a sensação de desconforto na musculatura e a sensação de estar com o corpo “travado”.
De acordo com especialistas, por ser uma espécie de inflamação, esse tipo de dor demora alguns dias para passar. Normalmente ela aparece de seis a oito horas depois do esforço realizado, e alcança sua maior intensidade em até 72 horas.
Muitas pessoas hoje associam a dor muscular tardia ao sucesso do treino, adaptações de força e a hipertrofia (o fortalecimento e aumento dos músculos). No entanto, não é preciso sentir dores musculares depois dos exercícios para que estes surtam efeito. Mesmo sem termos dor após os treinos, ou quando ela diminui, a hipertrofia continua acontecendo.
Isso ocorre porque os próprios músculos criam mecanismos de recuperação para reparar essas micro lesões, ficando, portanto, mais fortes, e com maior resistência ao esforço físico. Com o músculo mais preparado para realizar as atividades, a dor será menor e só voltará a aparecer ao ocorrer um aumento de carga, exercícios novos ou uma maior intensidade dos treinos.
FIQUE ATENTA
A dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas é essencial saber até que ponto ela é considerada normal ou se representa algum alerta de que algo está errado com o seu corpo.
Atividade física diária contribuirá com sua saúde global. Fica a Dica da equipe de profissionais de educação física.
Projeto Fitness Entre Amigas 2018 🙌
Esperando o que? Junte-se a nossa equipe 🤗
Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/PB
Que Deus te abençoe ricamente!
Um grande abraço,
Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva