#24 – Guarde seu coração / Alimentação planejada / Prevenindo certas doenças

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4.23

O coração é o que determina a nossa vida interior, fala do nosso ser na sua forma total. Nosso coração é alvo das emoções, por isso devemos cuidá-lo, preservá-lo e oferecê-lo alimento saudável: “a palavra de Deus”. Assim, também, devemos cuidar do nosso corpo, lugar onde mora nosso coração e o Espírito Santo do Senhor.

Vanessa Pessoa
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-10 at 16.52.04

DESAFIO DO PLANEJAMENTO SAUDÁVEL

– PLANEJE SUA ALIMENTAÇÃO, DURANTE O DIA, PARA NÃO SAIR DA DIETA COM FACILIDADE E PLANEJE O USO DO TEMPO PARA DAR À ALIMENTAÇÃO O ESPAÇO QUE ELA MERECE!

Falta de tempo e de criatividade muitas vezes são empecilhos para seguir uma dieta saudável, pois comer fora de casa ou optar por pratos prontos e “fast-foods” parece mais prático e favorável do que preparar o próprio alimento.

Pode até ser mais prático, mas é completamente desfavorável a um estilo de vida saudável e o custo-benefício não vale a pena. Mas, como mudar de verdade? O segredo é planejar sua alimentação com antecedência! Uma boa dica é aproveitar o domingo para organizar a alimentação da semana. Além disso, um nutricionista pode auxiliar a montar o seu cardápio semanal de forma criativa e variada!

Se a sua semana é corrida, separe um tempinho no fim de semana. Faça as compras de frutas e hortaliças, higienize as verduras adequadamente, seque-as e guarde-as em recipientes plásticos (ou sacos transparentes) na geladeira já prontas para o consumo! Você também pode congelar em pequenas porções o que vai precisar consumir ao longo da semana! Comer uma refeição mais natural, preparada em casa, com zelo, higiene e amor faz toda a diferença!

Sentar e planejar o que vai comer ao longo da semana ajuda a manter o foco!
Então, cardápio na mão e foco na dieta!

Equipe Nutrição


WhatsApp Image 2018-02-10 at 16.50.19

Osteoporose, Artrose, Diabetes e Hipertensão: como prevenir essas doenças?

Com a prática regular de qualquer atividade física você também pode prevenir doenças, entre elas:

✅ Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea;
✅ Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens;
✅ Diabetes: Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes);
✅ Hipertensão: O principal benefício é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, como um agente facilitador da boa qualidade de vida.

Para melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbia (caminhadas, corridas, pedaladas), promovendo, assim, uma melhora no conjunto ósseo, muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.

É importante lembrar que para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação.
A ingestão de nutrientes é essencial para fornecer energia, aumentar massa muscular, reduzir gordura, ajudar na manutenção do sistema imunológico e definir o corpo.

Praticando uma atividade física, sem dúvida, você terá muitos benefícios.
Contudo, é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/PB

Que Deus te abençoe ricamente!
Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.