É certo orar ao Espírito Santo

É certíssimo também orar ao Espírito Santo do Senhor. Afinal, Ele também é Deus. No batismo de Jesus vemos sua presença como uma pomba:

“Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: ´_ Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!´’ Mateus 3. 16,17.

Este é um dos momentos bíblicos em que há a presença do Deus Filho, Jesus Cristo, do Deus Espírito Santo(como uma pomba) e do Deus Pai (com sua voz), isto é, a trindade representada em um único momento. Jesus Cristo ratifica a trindade na passagem que chamamos de “grande comissão”:

“_Então, Jesus chegou perto deles e disse: ‘_Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.'” Mateus 28, 18-20

Gostaria de deixar de forma simples, mas não reducionista ou exclusivista: no Antigo Testamento Deus Pai guiou e salvou o Seu povo, Deus Pai foi o protagonista da história; no Novo Testamento, Deus Filho, Jesus Cristo, encarnou e viveu conosco, morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus. Depois disso, foi enviado o Espírito Santo para habitar em nosso ser, em cada um de nós, transformando-nos em templos, habitação de Deus. Isso não é maravilhoso?

O Espírito Santo de Deus também é apresentado como aquele que se relaciona conosco de maneira especial. Ele é “Auxiliador, Consolador” (‘Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” João 14.16; é “Professor, Conselheiro” (Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.) João 14.26; dá certeza de que somos filhos de Deus (O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. Romanos 8.16); Ele também fica triste com o nosso pecado (E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. Efésios 4.30).

O Espírito Santo é relacional, nosso Deus é relacional. Ore também ao Espírito Santo.

Ative a oração: O Espírito Santo de Deus distribui dons para nós, os filhos de Deus. “Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.” 1 Coríntios 12.11. Ore pedindo dons espirituais!

Oração: Espírito Santo de Deus, Tu és mesmo maravilhoso! Vivo procurando fórmulas mágicas e o jeito certo de fazer isso e aquilo. Até para orar preciso de regras. Na verdade, preciso apenas de Ti e de Tua presença em minha vida. Tu és um Deus de perto e não de longe, um Deus criativo que se apresenta como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Obrigada, meu Senhor, pelo Teu imenso e indescritível amor. Amo a Tua presença em minha vida, ela me ensina, me consola, está sempre presente e ainda me dá dons para avançar na implantação do Teu Reino aqui na Terra. Venha o Reino do Pai sobre mim, sobre minha vida, enche-me de dons para honra e glória do nome do Senhor, amém!!!

Deus te abençoe grandemente!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Líder da Rede de Mulheres
Igreja Cidade Viva

PS. Você poderá encaminhar este email para alguém que queira iniciar o estudo, basta clicar no link para iniciá-lo, desde o primeiro dia, EU QUERO FAZER O ESTUDO SOBRE ORAÇÃO, ou acessar o meu blog e realizar o cadastro por lá: blog de Samara Queiroz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.