#26 – Xô, preguiça! / Fazendo substituições / E os hormônios?

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?”. Provérbios 6:6-9

A formiga é um ser irracional, que assume suas responsabilidades em prol da sua sobrevivência. Ela nos leva a refletir no seu exemplo. Que abandonemos os pensamentos de autossabotagem, tomando a decisão de ser diligentes e racionais em nossas escolhas para a vida, sobretudo para com a nossa saúde, com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Sarah Margarette Bezerra Pinto
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-16 at 17.36.37

DESAFIO DAS SUBSTITUIÇÕES SAUDÁVEIS

Sabe aquele alimento que você tem consciência que não é a melhor opção, mas não consegue abrir mão dele? A dica de ouro é substituí-lo por outro semelhantemente saboroso, mas muito mais saudável! Ao aprender a fazer as substituições adequadas, torna-se muito mais fácil fazer escolhas que favorecem a saúde, o metabolismo e o alcance de objetivos específicos, como o emagrecimento ou o ganho de massa magra!

SUBSTITUA:

♥ Achocolatado em pó por cacau em pó;
✅O achocolatado é rico em açúcares, aromatizantes e conservantes enquanto o outro é 100% cacau e não contém açúcar;
♥ Barras de cereais por barras de castanhas, amêndoas e frutas secas;
✅ Barrinhas de cereais geralmente contém açúcar, gorduras e pouca quantidade de fibras na composição (olhe sempre o rótulo). Já as barras de nuts/castanhas/oleaginosas são fontes de gorduras boas que ajudam na saúde cardiovascular e contêm importantes minerais e vitaminas, como as do complexo B;
♥ Biscoitos por frutas e/ou oleaginosas;
✅Como falado anteriormente, os benefícios das oleaginosas se opõem ao malefício dos biscoitos que, em sua maioria, são feitos de farinhas refinadas e gorduras hidrogenadas, podendo causar problemas de saúde e acúmulo de gorduras indesejáveis;
♥ Café com açúcar por café com canela;
✅O açúcar é um dos principais vilões para o desenvolvimento de problemas como diabetes e obesidade. Já a canela tem um efeito benéfico no controle do açúcar do sangue, além de características anti-inflamatórias e antioxidantes;
♥ Chocolate ao leite por chocolate amargo 70% cacau;
♥ Embutidos por carnes magras, frango ou peixe;
✅ Vários estudos já têm associado o uso de produtos processados (linguiças, salsichas etc) ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Isso se deve principalmente a alguns conservantes como nitrito, nitrato e o sódio. Em contrapartida, as fontes de carnes/proteínas frescas podem até exercer um efeito protetor contra essa doença.

Amanhã, teremos outras dicas de substituições que farão toda a diferença na sua dieta e na sua vida!

Equipe Nutrição


WhatsApp Image 2018-02-16 at 17.46.55

Desequilíbrio dos hormônios pode ser o vilão na hora de perder peso!

Você malha e faz dieta, mas o resultado não é proporcional aos seus esforços? A culpa pode ser dos hormônios.
Para que seu organismo funcione perfeitamente e responda bem aos estímulos, neste caso, dieta e treino. Os hormônios precisam estar afinados como os instrumentos de uma orquestra. Se algum desafina, quebra-se a harmonia. “Vários hormônios atuam no emagrecimento, como os da tireoide, o cortisol, a insulina e a testosterona”.

✅CORTISOL:
ESTRESSE QUE ENGORDA
Ansiedade e estresse também são responsáveis por desequilibrar nossos hormônios, principalmente o cortisol. “Em situações estressantes, nosso organismo entende que está em guerra. E o cortisol, para protegê-lo, atua na produção de gordura, além de metabolizar a proteína do músculo e diminuir o uso da glicose.

✅INSULINA
EQUILÍBRIO À MESA
A alimentação tem papel fundamental na regulação da insulina, hormônio que dá o sinal para que a glicose seja usada como combustível. “Uma dieta rica em carboidratos simples e refinados resulta em resistência à insulina, que deixa de funcionar como deveria. Ou seja, não traz energia para as células e, consequentemente, há o aumento da gordura estocada”.

✅SHBG: A SABOTADORA DO EMAGRECIMENTO
Os homens fabricam muito mais testosterona que as mulheres, mas isso não significa que ela seja menos importante para nós. Esse hormônio é fundamental para que se ganhe massa magra.

A quantidade que você produz pode até estar adequada à sua idade, o valor vem identificado como testosterona total no exame de sangue, mas a que interessa para nós é a testosterona livre, disponível para atuar na construção dos músculos e que “torram” gordura pelo simples fato de existirem.

✅DE OLHO NA TIREOIDE
Os maestros da sinfonia hormonal são o T3 e o T4, produzidos pela tireoide. Não dá nem para pensar em emagrecimento sem avaliá-los. Existe outro player importante na equação, o TSH, hormônio que estimula a produção dessa glândula.

“São esses hormônios que controlam nosso metabolismo. Se os níveis estiverem baixos, ele será mais lento e haverá uma tendência a ganhar peso, mesmo com dieta adequada e exercício físico”.
Investigue seus hormônios e siga um planejamento de exercícios físicos.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/PB

Que Deus te abençoe ricamente!
Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.