#26 – Xô, preguiça! / Fazendo substituições / E os hormônios?

Olá, minha irmã! Tudo em paz?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=jaku4I9IfhA%5B/embedyt%5D

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?”. Provérbios 6:6-9

A formiga é um ser irracional, que assume suas responsabilidades em prol da sua sobrevivência. Ela nos leva a refletir no seu exemplo. Que abandonemos os pensamentos de autossabotagem, tomando a decisão de ser diligentes e racionais em nossas escolhas para a vida, sobretudo para com a nossa saúde, com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Sarah Margarette Bezerra Pinto
Rede Entre Amigas – Igreja Cidade Viva
www.cidadeviva.org 


WhatsApp Image 2018-02-16 at 17.36.37

DESAFIO DAS SUBSTITUIÇÕES SAUDÁVEIS

Sabe aquele alimento que você tem consciência que não é a melhor opção, mas não consegue abrir mão dele? A dica de ouro é substituí-lo por outro semelhantemente saboroso, mas muito mais saudável! Ao aprender a fazer as substituições adequadas, torna-se muito mais fácil fazer escolhas que favorecem a saúde, o metabolismo e o alcance de objetivos específicos, como o emagrecimento ou o ganho de massa magra!

SUBSTITUA:

♥ Achocolatado em pó por cacau em pó;
✅O achocolatado é rico em açúcares, aromatizantes e conservantes enquanto o outro é 100% cacau e não contém açúcar;
♥ Barras de cereais por barras de castanhas, amêndoas e frutas secas;
✅ Barrinhas de cereais geralmente contém açúcar, gorduras e pouca quantidade de fibras na composição (olhe sempre o rótulo). Já as barras de nuts/castanhas/oleaginosas são fontes de gorduras boas que ajudam na saúde cardiovascular e contêm importantes minerais e vitaminas, como as do complexo B;
♥ Biscoitos por frutas e/ou oleaginosas;
✅Como falado anteriormente, os benefícios das oleaginosas se opõem ao malefício dos biscoitos que, em sua maioria, são feitos de farinhas refinadas e gorduras hidrogenadas, podendo causar problemas de saúde e acúmulo de gorduras indesejáveis;
♥ Café com açúcar por café com canela;
✅O açúcar é um dos principais vilões para o desenvolvimento de problemas como diabetes e obesidade. Já a canela tem um efeito benéfico no controle do açúcar do sangue, além de características anti-inflamatórias e antioxidantes;
♥ Chocolate ao leite por chocolate amargo 70% cacau;
♥ Embutidos por carnes magras, frango ou peixe;
✅ Vários estudos já têm associado o uso de produtos processados (linguiças, salsichas etc) ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Isso se deve principalmente a alguns conservantes como nitrito, nitrato e o sódio. Em contrapartida, as fontes de carnes/proteínas frescas podem até exercer um efeito protetor contra essa doença.

Amanhã, teremos outras dicas de substituições que farão toda a diferença na sua dieta e na sua vida!

Equipe Nutrição


WhatsApp Image 2018-02-16 at 17.46.55

Desequilíbrio dos hormônios pode ser o vilão na hora de perder peso!

Você malha e faz dieta, mas o resultado não é proporcional aos seus esforços? A culpa pode ser dos hormônios.
Para que seu organismo funcione perfeitamente e responda bem aos estímulos, neste caso, dieta e treino. Os hormônios precisam estar afinados como os instrumentos de uma orquestra. Se algum desafina, quebra-se a harmonia. “Vários hormônios atuam no emagrecimento, como os da tireoide, o cortisol, a insulina e a testosterona”.

✅CORTISOL:
ESTRESSE QUE ENGORDA
Ansiedade e estresse também são responsáveis por desequilibrar nossos hormônios, principalmente o cortisol. “Em situações estressantes, nosso organismo entende que está em guerra. E o cortisol, para protegê-lo, atua na produção de gordura, além de metabolizar a proteína do músculo e diminuir o uso da glicose.

✅INSULINA
EQUILÍBRIO À MESA
A alimentação tem papel fundamental na regulação da insulina, hormônio que dá o sinal para que a glicose seja usada como combustível. “Uma dieta rica em carboidratos simples e refinados resulta em resistência à insulina, que deixa de funcionar como deveria. Ou seja, não traz energia para as células e, consequentemente, há o aumento da gordura estocada”.

✅SHBG: A SABOTADORA DO EMAGRECIMENTO
Os homens fabricam muito mais testosterona que as mulheres, mas isso não significa que ela seja menos importante para nós. Esse hormônio é fundamental para que se ganhe massa magra.

A quantidade que você produz pode até estar adequada à sua idade, o valor vem identificado como testosterona total no exame de sangue, mas a que interessa para nós é a testosterona livre, disponível para atuar na construção dos músculos e que “torram” gordura pelo simples fato de existirem.

✅DE OLHO NA TIREOIDE
Os maestros da sinfonia hormonal são o T3 e o T4, produzidos pela tireoide. Não dá nem para pensar em emagrecimento sem avaliá-los. Existe outro player importante na equação, o TSH, hormônio que estimula a produção dessa glândula.

“São esses hormônios que controlam nosso metabolismo. Se os níveis estiverem baixos, ele será mais lento e haverá uma tendência a ganhar peso, mesmo com dieta adequada e exercício físico”.
Investigue seus hormônios e siga um planejamento de exercícios físicos.

Luciana Bronzeado
CREF 000191-G/PB

Que Deus te abençoe ricamente!
Um grande abraço,

Samara Queiroz
Rede Entre Amigas
Igreja Cidade Viva

QUERO RECEBER AS DICAS DIRETAMENTE NO MEU EMAIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s