Lutando por uma humildade

Humildade é algo bem estranho a nossa natureza. Somos sempre inflados de desejos e vontades próprias. Sempre exaltamos as nossas qualidades, as nossas forças e queremos esconder nossas fraquezas. Ser humilde é visto, muitas vezes, como subserviência, desvalor e fracasso. Mas ninguém quer se ver como fracassado ou tratado como um perdedor, um “loser”.

O que quero trazer à tona aqui é que nós somos servos de um Deus todo-poderoso que pode fazer todas as coisas. E é este Deus que nos exalta em meio ao nosso viver. Quando nos exaltamos, caímos em armadilhas e, inevitavelmente, falhamos e perdemos.

Quando Jesus Cristo viu as multidões, ensinou-as proferindo o famoso sermão do monte, sobre as bem-aventuranças, entre tantas a da humildade:

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” Mateus 5.5

Porque é o Senhor que sonda os corações e nos recompensa. Tiago também relata “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” Tiago 4.6. E esta palavra de Tiago foi uma citação do Antigo Testamento no livro de Provérbios: “Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.” Pv 3.34

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5.6, 7

A humildade é extremamente necessária para uma oração eficaz, porque ela exala dependência e exaltação ao Senhor.

Ative a oração: Pergunte-se como tem sido sua atitude de oração diante do Senhor e humilhe-se em Sua presença. Leia a parábola do fariseu e do publicano em Lucas 18.9-14.

Oração: Deus maravilhoso, entro em Tua presença para te exaltar em minha vida. Arrependo-me de tantas vezes ter entrado em Tua presença com autoexaltação, por me perceber “tão boazinha” e “obediente”, quando Tua palavra diz que não há um bom sequer (Romanos 3.10). Sou carente e dependente de Ti tão somente. Onde eu estava quando Tu criaste todas as coisas? Tu dizes “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.” Jó 38.4 Obrigada, Pai, porque tenho um Deus amoroso e bondoso que, mesmo eu sendo cheia de erros e falhas, decidiu me amar e me abençoar. Te amo DEMAIS, meu Deus! No amoroso e gracioso nome de Jesus Cristo! Amém!

Humilhe-se na presença do Senhor e você verá exaltação da parte de Deus!

Um grande abraço,

Samara Queiroz
Líder da Rede de Mulheres
Igreja Cidade Viva

PS. Você poderá encaminhar este email para alguém que queira iniciar o estudo, basta clicar no link para iniciá-lo, desde o primeiro dia, EU QUERO FAZER O ESTUDO SOBRE ORAÇÃO, ou acessar o meu blog e realizar o cadastro por lá: blog de Samara Queiroz.

2 comentários em “Lutando por uma humildade

  1. Amada Samara tuas Palavras são flores que embelezam o vale ao qual estou vivendo….glorias ao Senhor por este vale… porque é por ele que estou aprendendo mais sobre a humilde em sua essência.
    Estou e sou tão carente e dependente de Ti meu Senhor.
    Preciso aprender mais de ti Senhor. Preciso ser humilde segundo os teus desígnios, para que minhas orações sejam ouvidas, para que chegue ao teu altar. Amém!

    Curtir

Deixe um comentário