Dia31

Dia 31 – Falando sobre dinheiro

Hoje conversaremos um pouco sobre aquilo que falamos todos os dias: dinheiro.

Por que você acha que existe o ditado:“Pais ricos, filhos nobres, netos pobres”?
O pai trabalhou muito e conseguiu o dinheiro, mas não ensinou os filhos a fazerem o mesmo, apenas deu dinheiro de presente para que eles usufruissem bastante. Quando os filhos tiveram os seus filhos, também nem sabiam ensiná-los sobre como ganhar dinheiro com trabalho duro, visto que os mesmos não o fizeram. Então, tiveram filhos pobres.

A Bíblia traz mais de 100 versículos sobre dinheiro. Os perigos e as bênçãos advindas dele. A verdade é que não devemos viver pelo dinheiro, nem para ele. Pois não podemos servir a dois senhores: A Deus e ao dinheiro.

“Tanto a prata quanto o outro me pertence”, declara o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2.8.

Tudo o que há na terra pertence ao Senhor criador de tudo, inclusive das riquezas.

O dinheiro é um meio de vivermos e de glorificarmos a Deus com ele. Se o Senhor te der muita riqueza, compartilhe com quem pouco tem, seja generoso, não seja apegado demais a ela. Esse apego te distanciará do Senhor e das pessoas.

É muito importante que você ensine esse valor para o seu filho: dinheiro não é tudo. É um meio necessário para a nossa sobrevivência. Ele é raro, gosto de dizer que “_Dinheiro não nasce em árvore”, é fruto de trabalho. Para ganhar dinheiro tem que trabalhar e fazer tudo com excelência. Quem faz tudo de qualquer jeito vai ganhar qualquer coisa.

Como tem estado as suas próprias finanças? Você tem conversado com seus filhos sobre isso? É importante que seus filhos saibam claramente que situação financeira você está vivendo, não mascare a realidade. Quando escondemos as verdades dos nossos filhos, eles se sentem desvalorizados. Não foram dignos de saber da sua situação nua e crua.

Está ruim com as finanças? Senta, faz as contas, os cortes, redimensiona o estilo de vida, compartilha com a família e segue em frente. Façam o orçamento juntos. Lembre-se sempre de que necessidade é bem diferente de desejo e de que todo gasto deve ir para a conta das despesas. Saiam da crise unidos! Não tenha medo de contar seus erros para seus filhos. Você é humano, passível de erros e eles sabem disso.

Se tem loja, não confunda vendas com lucro. Há muito o que abater na conta final, como: salários, impostos, custos dos insumos etc para se chegar ao lucro efetivamente. Não saia gastando adoidado o que tem entrado no caixa. A conta final vai chegar.

Está bem com as finanças? Então, continue os seus passos e compartilhe com seus filhos o que tem dado certo e por que você tem conseguido tudo isso.

Sejam gratos ao Senhor, na crise ou na abundância, porque Ele tem cuidado de todos nós.

“Ele respondeu: “Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário”. ” Palavras de Jesus em Lucas 3.14b

Um bom início de educação financeira com o seu filho é a instituição de uma mesada ou semanada, como você achar melhor. Assim que ele souber fazer as primeiras continhas, você faz um orçamento prévio com ele de dinheiro necessário para lanches, materiais da escola ou outras necessidades. Pode dar um dinheiro a mais para um imprevisto qualquer.

Desde pequeno, ensine-o a devolver o dízimo ao Senhor na comunidade em que congrega, bem como participar das ofertas.

Mês a mês, comece a estimulá-lo a gastar menos e poupar mais. Depois, abra uma conta-poupança, a fim de que ele saiba que o seu dinheiro também pode crescer mais se estiver no banco. Institua o cofrinho de moedas para cada filho e, de tempos em tempos, quebre-o e deposite no banco quase todo, deixando uma parte para gastar. Afinal, você precisa usufruir um pouco do seu esforço.

Eu gosto do assunto finanças rsrsrsrsr. Vou escrever mais sobre isso depois…

Ganhava bom salário com meu esposo e vivia pagando juros de cheque especial no banco, até que me cansei disso e fui estudar sobre educação financeira. Reestruturamos o nosso orçamento familiar e hoje temos um controle muito melhor, além de autoridade para ensinar nossos filhos. O Senhor é bom demais!!!

Há muito o que se falar sobre dinheiro e seu gerenciamento. Leia sobre isso! Eduque financeiramente seus filhos. Nenhuma universidade fará isso no seu lugar! Elas formam médicos, engenheiros, professores, mas, raramente, pessoas com boa administração de finanças pessoais.

Que o Senhor nos guie continuamente!

Um grande abraço!

Samara Queiroz 

Versículos bíblicos utilizados na versão NVI-Nova Versão Internacional