Dia26

Dia 26 – Desenvolva uma escuta ativa
Se você estiver achando difícil cumprir cada desafio desse em um único dia, não se preocupe. Guarde esse conteúdo e, assim que conseguir cumprir um deles, você vai para o seguinte.

A atividade de hoje, por exemplo, requer proximidade e diálogo com o filho. Nem todos estão convivendo diariamente com ele, mas, assim que estiver, coloque-o em ação.

Quantas vezes seu filho chegou para você chamando: mãe, mãe??? ou _pai, pai? E você diz: “_Espera aí, menino ou menina, que estou fazendo uma coisa importante aqui.” Isso se repete tanto que depois ele nem se lembra mais do que queria compartilhar.

Eu sei disso porque já fiz isso várias vezes até cair em mim sobre a importância de ouví-los atentamente sempre. Se o que eu estou fazendo é tão importante para não parar e ouvir meu filho, que mensagem eu passo para ele? Olha, há muitas coisas mais importantes que você e você está em segundo plano. Se você não puder parar realmente, fala para ele que já, já você vai ouví-lo e cumpra sua promessa.

O senso de desvalor enfraquece qualquer pessoa, principalmente as pequeninas.

Então, minha irmã e meu irmão, estejamos atentos ao que os nossos filhos querem nos contar espontaneamente. Eles vêm muitas vezes cheios de vibração e de energia compartilhar dos seus achados e descobertas. Pare, olhe, escute! Não deixe o trem da vida do seu filho passar sem que você o veja. Tenho certeza de que ao ouvir os clamores do seu filho você dará boas risadas e terão excelentes lembranças juntos.

Quando não se tem uma escuta ativa na infância, adolescência e juventude, dificilmente o filho escutará o pai/mãe para decisões e/ou conselhos na fase adulta.

Que o Senhor nos dê sensibilidade e sabedoria para sermos pais e mães atentos aos nossos filhos.

Um grande abraço!

Samara Queiroz

Versículos bíblicos utilizados na versão NVI-Nova Versão Internacional